clube terral de cerveja e literatura_logo.png

MINI MAIO 2022

Nossa Indian Pale Ale com adição de açúcar mascavo, a Iparana foi o primeiro rótulo da Terral, lançado no carnaval de 2019. E é claro que ela teria de ser nossa primeira cerveja do Clube, até para começarmos com toda força. A Iparana (o nome vem de uma praia da costa oeste do Ceará) é um IPA clássica, com lúpulos tradicionais da escola americana e o toque especial ‘rapadurístico’ do açúcar mascavo, que confere ao produto final maior poder alcoólico, realce na cor e leve secura, tudo junto e misturado. No rótulo, poesia do Marcos Maia, um dos idealizadores da Terral. E na luva externa, poema de Gabriel Aragão, músico da banda cearense Selvagens à Procura de Lei, que ganhou o 1º Concurso de Poesias da Terral, promovido em 2020.

iparana_lalá_03.jpg

TERRAL: IPARANA (American IPA)

(ABV: 6,4%vol. | IBUs: 46)

O mais recente livro do poeta praiano paulista-cearense Daniel Perroni Ratto é o item literário do primeiro box do nosso Clube. Ratto, nosso menestrel particular, sempre presente nos lançamentos e eventos da Terral, é o nome perfeito para essa estreia. Autor de diversos livros, parceiro de nomes do cenário musical e literário alternativo, declamador eloquente e contumaz, Ratto presenteia o Clube Terral com seu mais novo trabalho – Grinalda de um poeta – resultado de um prêmio recebido em 2020 pelo conjunto de sua obra. Vale a pena experimentar uma Iparana ou uma Martelo das Bruxas passeando os olhos pela poesia visceral do Ratto.

LIVRO: GRINALDA DE UM POETA

DANIEL PERRONI RATTO

Editora Algaroba | 168 páginas | ISBN 978-65-994-8200-7

Daniel Perroni Ratto nasceu em São Paulo em 1976. É poeta, jornalista, músico e editor da Editora Algaroba. Pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA/USP, é autor dos livros “Urbanas Poesias” (Ed. Fiúza, 2000), “Marte mora em São Paulo” (A Girafa, 2012), “Marmotas, amores e dois drinks flamejantes” (Ed. Patuá, 2014), “VoZmecê” (Ed. Patuá, 2016), “Alucinação” (Algaroba, 2018) e “Grinalda de um Poeta” (Algaroba, 2021). Foi o vencedor do Prêmio Guarulhos de Literatura em 2019, na categoria “Escritor do Ano”, e em 2020 do projeto E-Vivências – Memórias, Experiências e Teorias da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Também em 2020, ganhou o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

grinalda de um poeta - daniel perroni ratto.jpg
Daniel-Perroni-Ratto.jpg

A vela da Terral, branquinha como nas jangadas cearenses, estampa o bônus de nosso box de estreia. O copo pint, excelente para degustar tanto a IPA quanto a Stout, é um ícone do mundo cervejeiro e está presente em bares e pubs de todo o planeta. O nome pint, na verdade, designa o volume. Esse do bônus tem 473 ml ou 16 onças líquidas americanas. A título de curiosidade: existe também o pint inglês, que tem 568 ml ou 20 onças líquidas imperiais.

BÔNUS: COPO PINT  PERSONALIZADO TERRAL

Vidro | ø = 8,7 cm | h = 14 cm | 473 ml

20220414_212704_edited.jpg