
ABRIL 2022
Nossa Indian Pale Ale com adição de açúcar mascavo, a Iparana foi o primeiro rótulo da Terral, lançado no carnaval de 2019. E é claro que ela teria de ser nossa primeira cerveja do Clube, até para começarmos com toda força. A Iparana (o nome vem de uma praia da costa oeste do Ceará) é um IPA clássica, com lúpulos tradicionais da escola americana e o toque especial ‘rapadurístico’ do açúcar mascavo, que confere ao produto final maior poder alcoólico, realce na cor e leve secura, tudo junto e misturado. No rótulo, poesia do Marcos Maia, um dos idealizadores da Terral. E na luva externa, poema de Gabriel Aragão, músico da banda cearense Selvagens à Procura de Lei, que ganhou o 1º Concurso de Poesias da Terral, promovido em 2020.

TERRAL: IPARANA (American IPA)
ABV: 6,4%vol. | IBUs: 46
Antes da cerveja propriamente dita, convém exaltar as duas figuras que alquimizaram essa maravilha: Fabiana Gato e Flávio Gato, o casal cervejeiro mais supimpa de Essepê. Idealizadores da Cervejaria Máquina do Tempo, esses mestres da cerveja criaram, entre outras obras-primas, a Martelo das Bruxas, uma Double Chocolate Imperial Stout deliciosa.
Essa Stout apresenta notas de tosta lembrando chocolate amargo e aroma terroso de lúpulo. Seu corpo médio e não licoroso resulta em retrogosto de chocolate com boa persistência na boca.
PARCEIRA: CERVEJARIA MÁQUINA DO TEMPO
MARTELO DAS BRUXAS (Double Chocolate Imperial Stout)
ABV: 9,0%vol. | IBU: 60

“A Máquina do Tempo te leva ao final do século XV quando foi publicado o "Malleus Maleficarum" ou Martelo das Bruxas, atendendo a uma bula papal contra feitiçaria. É considerado o manual da inquisição que caça e pune os bígamos, judeus, homossexuais, hereges e mulheres cervejeiras consideradas bruxas. A Máquina do Tempo vem homenagear todas essas pessoas que hoje formam a diversidade do nosso planeta com essa Imperial Stout negra como a alma do inquisidor. Cerveja forte com notas de chocolate amargo e adição de nibs de cacau.”
O mais recente livro do poeta praiano paulista-cearense Daniel Perroni Ratto é o item literário do primeiro box do nosso Clube. Ratto, nosso menestrel particular, sempre presente nos lançamentos e eventos da Terral, é o nome perfeito para essa estreia. Autor de diversos livros, parceiro de nomes do cenário musical e literário alternativo, declamador eloquente e contumaz, Ratto presenteia o Clube Terral com seu mais novo trabalho – Grinalda de um poeta – resultado de um prêmio recebido em 2020 pelo conjunto de sua obra. Vale a pena experimentar uma Iparana ou uma Martelo das Bruxas passeando os olhos pela poesia visceral do Ratto.
LIVRO: GRINALDA DE UM POETA
DANIEL PERRONI RATTO
Poesia | Editora Algaroba | 168 páginas | ISBN 978-65-994820-0-7
Daniel Perroni Ratto nasceu em São Paulo em 1976. É poeta, jornalista, músico e editor da Editora Algaroba. Pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pela ECA/USP, é autor dos livros “Urbanas Poesias” (Ed. Fiúza, 2000), “Marte mora em São Paulo” (A Girafa, 2012), “Marmotas, amores e dois drinks flamejantes” (Ed. Patuá, 2014), “VoZmecê” (Ed. Patuá, 2016), “Alucinação” (Algaroba, 2018) e “Grinalda de um Poeta” (Algaroba, 2021). Foi o vencedor do Prêmio Guarulhos de Literatura em 2019, na categoria “Escritor do Ano”, e em 2020 do projeto E-Vivências – Memórias, Experiências e Teorias da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Também em 2020, ganhou o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


A vela da Terral, branquinha como nas jangadas cearenses, estampa o bônus de nosso box de estreia. O copo pint, excelente para degustar tanto a IPA quanto a Stout, é um ícone do mundo cervejeiro e está presente em bares e pubs de todo o planeta. O nome pint, na verdade, designa o volume. Esse do bônus tem 473 ml ou 16 onças líquidas americanas. A título de curiosidade: existe também o pint inglês, que tem 568 ml ou 20 onças líquidas imperiais.
BÔNUS: COPO PINT PERSONALIZADO TERRAL
Vidro | ø = 8,7 cm | h = 14 cm | 473 ml
